Olá Pessoal, estamos com a programação do seminário da Cultura Indígena fechada, que abrangerá a literatura, linguística, educação, e a produção audiovisual e artesanal dos povos indígenas.
Mesa: Linguagem, educação e identidade: sustentabilidade dos povos indígenas na região Centro-Oeste.
Marcos Leandro Borocereu - Língua e identidade a cultura Boe
Lucas Ruriõ - Política Linguística A'uwê Uptabi
Darlene Taukani - Educação escolar indígena no olhar Kura Bakairi
Maria Helena Fialho - Mediadora
Caimi Xavante - Produção, comunicação audiovisual e povos indígenas
Objetivo da mesa: Discutir como a relação língua, educação e cultura contribui para a sustentabilidade cultural dos povos indígenas do centro-oeste.
Mostra de produção audiovisual em vídeo com Caimi Xavante.
Exposição - Livros e artesanatos.
Caimi Waiassé
Nasceu e cresceu na aldeia Etenhiritipá, conhecida como Pimentel Barbosa, Mato Grosso,Brasil. Trabalhou, desde o ano 1990, na Associação dos Xavante de Pimentel Barbosa – AXPB/MT e em projetos do convênio de parceria com o Núcleo de Cultura Indígena – NCI e Centro de Trabalho Indigenista – CTI.
Começou seu trabalho de video-maker em 1991 com importante atuação na documentação da cultura de seu povo utilizando a tecnologia do áudio visual.
Participou de cursos de aperfeiçoamento e técnicas de filmagem e edição. Tem realizado documentação do cotidiano de outros povos indígenas em várias aldeias. Participou de Festivais de Cinema e Vídeo na América Latina, Europa e América do Norte.
Realizou os seguintes documentários:
Darini (2005), editado pela Nossa Tribo e selecionado para a 29a Mostra BR de Cinema de S. Paulo.
Rito de Passagem – Canto e Dança Ritual Indígena (2004-2005) – Realização IDETI .
Tem que ser Curioso - (1996) realização Vídeos nas Aldeias.
Programa de Índio - TV Universidade de Mato Grosso, Wapté nhono (1999).
Prêmio Troféu Jangada da OCIC
Prêmio Manoel Guedes Jr na 6ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico, Rio de Janeiro,]
Saúde Bucal (2001)
Prêmio Especial do Ministério da Saúde.
Darlene YaminaloTaukane
Nível Médio: Curso de Magistério no Colégio Coração de Jesus de Rondonópolis-MT em 1982 –1984.
Superior: Universidade de Cuiabá- UNIC /Curso de Licenciatura Plena em Letras em 1989 -1992
Pós Graduação: No período de 1994-1996, Pós Graduação em Educação na Universidade Federal de Mato Grosso na área de Concentração: Educação Pública Educação e Sociedade/Educação Indígena.
ATIVIDADE ACADÊMICA
Professora de Língua Portuguesa na Escola Estadual de 1º e 2º Graus Salim Felício, Cuiabá – MT no ano de 1990 a 1991.
Professora Titular de Línguas Portuguesa e Indígena no Projeto Tucum - Programa de Formação de Professores Indígenas no Estado de Mato Grosso com as etnias Bakairi e Xavante de 1997 a 2000.
Professora Titular em Metodologia de Pesquisa, na cidade de Guarujá e Bauru SP, para o Curso Básico de Magistério Indígena entre as etnias Guarani, Terena, Kaingang e Krenak em setembro de 2002.
Professora em Língua Portuguesa no Centro de Formação de Índios Amazônico, (CAFI) setembro de 2006.
Professora Titular em Línguas no Projeto Haiyô – Curso de Formação de professores Indígenas em nível de magistério no Estado de Mato Grosso, outubro/novembro 2006.
ATIVIDADE PROFISSIONAL
Funcionária Pública da Fundação Nacional do Índio desde 1985 como Assistente Administrativo Nível Intermediário A-III
Presidente do Conselho de Educação Escolar em MT e no mesmo ano representante da região Centro-Oeste no Comitê de Educação Escolar do MEC de 1997 a 1999.
Membro da Equipe de Coordenação do Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas, Brasília 1998.
Publicação de um livro intitulado de: A História da Educação Escolar entre os Kurâ-Bakairi em 1999.
Chefe de Educação Escolar da Administração Regional da Funai de Cuiabá entre 1997 a 2003.
Chefe de Centro de Documentação e Biblioteca dos Povos Indígenas de Cuiabá de 2004 a 2006.
De 2007 a 2008 – Atuação como Assessora Pedagógica de Educação Escolar Indígena no município de Conquista do Oeste - MT para as Escolas das etnias Nambikwara e Paresi.
Desde 2008 mora na cidade de Paranatinga e acompanha todas as atividades que o Instituto Yukamaniru de Apoio às Mulheres Kura Bakairi desenvolve na aldeia Kuiakware.
Maria Helena Sousa da Silva Fialho
Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1997). É especialista em Línguas Indígenas Brasileiras-Museu Nacional-UFRJ (1998). Estudante no Curso do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Sustentável junto a Povos e Terras Indígenas no CDS-UnB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Escolar Indígena desde 1985, atuou como professora em escola indígena na Ilha do Bananal-TO por mais de 10 anos e esteve à frente da Coordenação Geral de Educação-FUNAI-Brasília no período de 2000 a 2010, como Coordenadora e, atualmente é técnica na Coordenação de Gênero e Assuntos Geracionais-COGER/CGPDS/FUNAI.
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