Guia

Barra do Garças

Página InicialEncravada aos pés da Serra Azul, um braço da Serra do Roncador, a cidade é banhada pelos Rios Araguaia e Garças. Das Serras que a circundam brotam vários córregos, que em sua descida para o rio, vêm criando dezenas de cachoeiras de beleza incontestável.

Barra localiza-se no centro geodésico do Brasil e também é conhecida como Portal da Amazônia onde se inicia o paralelo 16.



Confira a história da cidade AQUI.

   































Pontos Turísticos



RIO ARAGUAIA E RIO GARÇAS

O Araguaia é o principal rio da região, sendo o divisor natural dos estados de Mato Grosso, Goiás e Tocantins e tendo contribuído intensamente na história da cidade.
No passado serviu de entrada para os pioneiros, de palco para garimpes de diamantes e de cenário para a Guerrilha do Araguaia. Hoje é uma das maiores atrações da cidade, atendendo aos amantes dos esportes náuticos e da pesca, podendo-se encontrar peixes típicos da Bacia Amazônica.
Durante o período da seca surgem belíssimas praias que podem ser curtidas justamente na época em que o sul e o sudeste do país estão em pleno inverno. Em especial a Praia Quarto Crescente na cidade vizinha de Aragarças (GO) e a praia da Arara na cidade de Pontal do Araguaia (MT), todas as duas badaladíssimas com apresentação de shows, esporte e muito embalo. A surpresa agradável fica com acontecimentos culturais que ocorrem na mesma ocasião na cidade de Barra do Garças.
O toque exótico fica por conta dos saltos que os botos cor-de-rosa costumam dar nos fins de tarde nas águas do Araguaia.


PARQUE DAS AGUAS QUENTES

Localizado no perímetro urbano de Barra do Garças, o Parque é uma área de lazer com piscinas hidrotermais, toboágua, rio da preguiça, bar molhado, com temperaturas que variam de 31 a 43 graus com propriedades terapêuticas como a diminuição da viscosidade do sangue, aumento da vitalidade sexual, melhora da digestão gástrica e duodenal, servindo também à fisioterapia.
Além dos banhos, o parque oferece uma estrutura com bares, restaurantes, duchas, vestiários e instrutores de hidroginástica e ginástica de alongamento. Tudo isto com a preservação da Mata Permanente original.



SERRA DO RONCADOR


Este nome vem do ronco que muitos ouvem desta serra que tem sua história marcada por aventuras, lendas e mistérios como o desaparecimento do Coronel Fawcett em busca da Atlântida, fato que até hoje atrai expedições do mundo inteiro.
A origem da civilização inca, o paralelo 16, o templo de Ibez, o caminho de Ió, Agartha, Shamballah, o chácra do planeta, o Portal de Aquarius, vulcões extintos, fósseis de dinossauros e discos voadores são atrativos para cientistas, curiosos e místicos de toda parte.
Com diversas comunidades esotéricas instaladas, a cidade é conhecida mundialmente como santuário místico e metafísico.


PARQUE DA SERRA AZUL


O parque encontra-se a 4 km do centro da cidade e sua área é de 11.000 ha. Os Índios Bororós utilizavam este local para sua subsistência e o denominavam KIEGUEREIRAL que significa "morro lugar dos pássaros" devido a grande diversidade de aves que ali habitam até os dias de hoje.
A fauna e a flora exuberante convivem harmoniosamente com cachoeiras, fendas e cavernas, sítios paleontológicos e arqueológicos, formações rochosas curiosas, trilhas belíssimas e bosques nativos.

Ainda dentro do parque encontra-se o marco do centro geodésico do Brasil, o local do futuro Discoporto e o Mirante do Cristo, de onde se descortina toda a cidade e o encontro dos rios Garças e Araguaia, um verdadeiro convite à emoção.
Vale a pena conferir o circuito das cachoeiras, dentre elas a da Maçonaria e a do Pé-da-Serra.


TRILHAS E CACHOEIRAS



A região possui um dos maiores mananciais de cachoeiras, a maioria delas visitáveis através de trilhas de fácil acesso.

Cachoeiras com escorrega natural, grutas atrás da cortina d'água, quente ou fria, com piscinas ou poços naturais, enfim, cachoeiras para todos os gostos (destaque para as cachoeiras Cristal e Bateia).







GRUTAS E CAVERNAS


A região possui muitas grutas e cavernas, algumas ainda inexploradas, o que aguça a curiosidade de todos que visitam a cidade.
Dentro do Parque Estadual da Serra Azul encontram-se a Caverna dos Pezinhos com inscrições arqueológicas e a Gruta dos Macacos dentre outras.
Na região encontra-se cavernas com câmaras de grande porte, galenas e até com lagos subterrâneos de água calcária, de um azul belíssimo.





TRIBOS INDÍGENAS



Algumas tribos indígenas se localizam na região como os Xavante e os Bororó, e suas reservas também oferecem belezas naturais e atrativas.
A cidade possui lojas especializadas em vendas de artefatos e vídeos do folclore indígena. A visitação às Aldeias indígenas requer prévia autorização da Funai.







Em breve informações sobre Restaurantes, Hotéis, Farmácias, Hospitais, etc.



Contagem Regressiva