Sobre

O EREL/EMEL 2012

O XIII Encontro Mato-Grossense e XIV Encontro Regional de Estudantes de Letras nasceu com a proposta de inovar em todos os sentidos. Começando com a estrutura da programação, que comporta três colóquios e um seminário, permitirá com que o encontrista participe de todas as áreas de conhecimento do curso de Letras, e não somente aquela em que haja maior afinidade pelo aluno, pois cada dia ocorrerá um colóquio voltado a uma das áreas. O seminário da Cultura Indígena propiciará com que os encontristas, futuros ou já atuantes profissionais da educação, conheçam esses povos tão massacrados no passado, e ainda hoje, de forma não-caricata e superficial. Será um espaço onde os próprios povos indígenas poderão falar, debater, mostrar sua cultura aos profissionais não-indígenas. A acadêmica está trabalhando com o objetivo de proporcionar qualidade aos acadêmicos, com conferencistas e palestrantes de renome, com trabalhos reconhecidos nos cursos de Letras do país. Os dois eventos serão, ainda, pela primeira vez, unificados: mais uma inovação. Com essa unificação em 2012, espera-se a integração maior do Estado de Mato Grosso com os demais Estados do Centro-Oeste, e a aproximação da Executiva com os alunos mato-grossense.
O EREL/EMEL ocorrerá do dia 06 ao dia 10 de Junho de 2012, na Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, situado em Barra do Garças, divisa com Goiás. Para saber mais da cidade e da universidade, acesse a página GUIA.

POR QUE FAZEMOS ENCONTROS?


Viajar pode ser muito bom. Mas é importante sempre lembrarmos qual é o objetivo das nossas viagens. Os encontros podem ser uma boa oportunidade para conhecer novos lugares, pessoas e outras universidades. Mas, além disso, os encontros são fundamentais para o trabalho da Executiva Nacional de Estudantes de Letras (assim como as regionais e estaduais). Os encontros são fóruns da ExNEL que deliberam e discutem a posição dos e das estudantes de Letras a respeito dos diversos assuntos no momento, sejam relacionados ao curso de Letras ou simplesmente ao curso da política no país. Os Encontros acontecem uma vez por ano, respeitando a rotatividade das regiões.
Os Encontros de Estudantes de Letras, promovidos pela Comissão Organizadora local e pela Executiva Nacional de Estudantes de Letras, até então têm como base um tripé que move as Universidades e o Movimento Estudantil: Política, Cultura e Acadêmica. O próprio estatuto da ExNEL prevê a forma de realização desses encontros, além dos próprios Conselhos de Entidades de Letras.
O Movimento Estudantil de Letras (MEL), através da ExNEL, se organiza através dos seguintes fóruns:
  1. Encontro Nacional dos Estudantes de Leras (ENEL);
  2. Conselho Nacional das Entidades de Letras (CONEL);
  3. Encontros Regionais dos Estudantes de Letras (EREL´s);
  4. Conselhos Regionais das Entidades Estudantis de Letras (COREL´s);
  5. Encontros Estaduais;
  6. Conselhos Estaduais das Entidades Estudantis de Letras;
  7. Outros fóruns.
    Obs: Até o presente momento, o Encontro Latino Americano de Estudantes de Letras (ELAEL) ainda não é considerado um fórum da Executiva Nacional de Estudantes de Letras, embora a ExNEL também participe da sua organização.
Todo fórum deverá ser dirigido e organizado por uma comissão constituída especialmente para este fim, composta por membros da ExNEL e da Entidade estudantil da Instituição de Ensino onde se realizará o fórum, bem como os estudantes voluntários para este fim.


Contagem Regressiva