Seminário da Cultura Indígena

Olá Pessoal, estamos com a programação do seminário da Cultura Indígena fechada, que abrangerá a literatura, linguística, educação, e a produção audiovisual e artesanal dos povos indígenas.

Mesa: Linguagem, educação e identidade: sustentabilidade dos povos indígenas na região Centro-Oeste.
Marcos Leandro Borocereu - Língua e identidade a cultura Boe
Lucas Ruriõ - Política Linguística A'uwê Uptabi
Darlene Taukani - Educação escolar indígena no olhar Kura Bakairi
Maria Helena Fialho - Mediadora
Caimi Xavante - Produção, comunicação audiovisual e povos indígenas


Objetivo da mesa: Discutir como a relação língua, educação e cultura contribui para a sustentabilidade cultural dos povos indígenas do centro-oeste.  

Mostra de produção audiovisual em vídeo com Caimi Xavante.

Exposição - Livros e artesanatos.


Caimi Waiassé
 

Nasceu e cresceu na aldeia Etenhiritipá, conhecida como Pimentel Barbosa,  Mato Grosso,Brasil. Trabalhou, desde o ano 1990, na Associação dos Xavante de Pimentel Barbosa – AXPB/MT e em projetos do convênio de parceria com o Núcleo de Cultura Indígena – NCI e Centro de Trabalho Indigenista – CTI.
Começou seu trabalho de video-maker em 1991 com importante atuação na documentação da cultura de seu povo utilizando a tecnologia do áudio visual.
Participou de cursos de aperfeiçoamento e técnicas de filmagem e edição. Tem realizado documentação do cotidiano de outros povos indígenas em várias aldeias. Participou de Festivais de Cinema e Vídeo na América Latina, Europa e América do Norte.
Realizou os seguintes documentários:
Darini (2005), editado pela Nossa Tribo e selecionado para a 29a Mostra BR de Cinema de S. Paulo.
Rito de Passagem – Canto e Dança Ritual Indígena (2004-2005) – Realização IDETI .
Tem que ser Curioso - (1996) realização Vídeos nas Aldeias.
Programa de Índio  TV Universidade de Mato Grosso, Wapté nhono (1999).

Prêmio Troféu Jangada da OCIC
Prêmio  Manoel Guedes Jr na 6ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico, Rio de Janeiro,]
 Saúde Bucal (2001)
 Prêmio Especial do Ministério da Saúde.

 
 Darlene YaminaloTaukane


Nível Médio: Curso de Magistério no Colégio Coração de Jesus de Rondonópolis-MT em 1982 –1984.
Superior: Universidade de Cuiabá- UNIC /Curso de Licenciatura Plena em Letras em 1989  -1992
Pós Graduação: No período de 1994-1996, Pós Graduação em Educação na Universidade Federal de Mato Grosso na área de Concentração: Educação Pública Educação e Sociedade/Educação Indígena.


ATIVIDADE ACADÊMICA
Professora de Língua Portuguesa na Escola Estadual de 1º e 2º Graus Salim Felício, Cuiabá  – MT no ano de 1990 a 1991.
Professora Titular de Línguas Portuguesa e Indígena no Projeto Tucum - Programa de Formação de Professores Indígenas no Estado de Mato Grosso com as etnias Bakairi e Xavante de 1997 a 2000.
Professora Titular em Metodologia de Pesquisa, na cidade de Guarujá e Bauru SP, para o Curso Básico de Magistério Indígena entre as etnias Guarani, Terena, Kaingang e Krenak em setembro de 2002.
Professora em Língua Portuguesa no Centro de Formação de Índios Amazônico, (CAFI) setembro de 2006.
Professora Titular em Línguas no Projeto Haiyô – Curso de Formação de professores Indígenas em nível de magistério no Estado de Mato Grosso, outubro/novembro 2006.
 
 ATIVIDADE PROFISSIONAL
 
Funcionária Pública da Fundação Nacional do Índio desde 1985 como  Assistente Administrativo Nível Intermediário A-III
 Presidente do Conselho de Educação Escolar em MT e no mesmo ano representante da região Centro-Oeste no Comitê de Educação Escolar do MEC de 1997 a 1999. 
Membro da Equipe de Coordenação do Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas, Brasília 1998.
Publicação de um livro intitulado de: A História da Educação Escolar entre os Kurâ-Bakairi em 1999.
Chefe de Educação Escolar da Administração Regional da Funai de Cuiabá entre 1997 a 2003.
Chefe de  Centro de Documentação e Biblioteca dos Povos Indígenas de Cuiabá de 2004 a 2006.
De 2007 a 2008 – Atuação como Assessora Pedagógica de Educação Escolar Indígena no município de Conquista do Oeste - MT para  as Escolas  das etnias Nambikwara e Paresi.
 
Desde  2008 mora  na cidade de Paranatinga e acompanha todas as atividades que o Instituto Yukamaniru de Apoio às Mulheres Kura Bakairi desenvolve na aldeia Kuiakware. 


Maria Helena Sousa da Silva Fialho

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1997). É especialista em Línguas Indígenas Brasileiras-Museu Nacional-UFRJ (1998). Estudante no Curso do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Sustentável junto a Povos e Terras Indígenas no CDS-UnB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Escolar Indígena desde 1985, atuou como professora em escola indígena na Ilha do Bananal-TO por mais de 10 anos e esteve à frente da Coordenação Geral de Educação-FUNAI-Brasília no período de 2000 a 2010, como Coordenadora e, atualmente é técnica na Coordenação de Gênero e Assuntos Geracionais-COGER/CGPDS/FUNAI.



Contagem Regressiva